Todos temos um Caminho a percorrer. E mesmo que se vá em grupo o Caminho é sempre "nosso", porque cada um sabe como vai e porque o faz, cada dia que passa ganhamos um motivo...parece mágico! Isabel Vilhena
Sábado, 13 de Março de 2010
Caminho Português 2010 - Xacobeo - Aveiro - Estarreja

 

Este ano, por ser Ano Jubilar, ou Xacobeo, decidimos fazer o nosso caminho, o Caminho Português e como lema, escolhido por a Olinda, foi “…de nossa casa a Santiago de Compostela.”

Este ano também tenho a alegria de levar os meus filhos, que mostraram interesse em peregrinar e fazer o caminho.

 

Bem, com isto tudo temos 4 elementos novos, os meus filhos, Marta e Bruno e o Paulo e o Peixoto.

Como nem sempre é possível tirar duas semanas seguidas para fazer o trajecto a partir de casa decidimos, fazer por etapas, está programado serem 14 etapas, a partir de Aveiro até Santiago de Compostela, num total de +/- 334,3 km.


1ª Etapa Aveiro – Estarreja 25Km


 

 

Caminho_Portugues_2010_1

 

 

Saímos de Estarreja de comboio para Aveiro, para ir ter com a Olinda e Peixoto, o Peixoto veio de Ílhavo até Aveiro a pé.

Chegamos a estação , os dois já estavam a nossa espera, depois da fotografia da praxe, seguimos em direcção a Esgueira, pela Rua Circular de Esgueira. Passamos pela ponte sobre a A25, em direcção a Qta. Do Simão, pela R. da Nossa senhora das Necessidades. Quando chegamos a Max Mat, atravessamos a EN 109 e paramos no Restaurante “O Manel”, para por um carimbo nas credenciais e tomar um cafezinho.

Seguimos caminho para Norte e logo na primeira rotunda cortamos a esquerda pela Rua da Paz, passamos pelas traseiras dos Serviços Municipalizados de Aveiro, seguimos sempre em frente, sempre pela rua da Paz até a Rua da Agra, aqui já estamos em Taboeira, no fim da Rua da Agra viramos a esquerda para a Rua da Liberdade e no fim desta viramos a direita para a Viela de Fonte. Daqui até Angeja, vamos por caminhos agrícolas em terra batida, com bonitas paisagens e com muitas sombras onde se pode descansar um pouco.

Aconselhamos as pessoas a irem com água, pois até Angeja não encontram sitio onde comprar.

Passamos por baixo da Ponte da A25 e seguimos sempre em frente, até irmos ter a ponte que passa por cima do Rio Vouga, aí é sinal que estamos em Angeja. Depois da ponte cortamos a esquerda e paramos para comer num restaurante que fica logo na primeira Rotunda, na “Casa dos Leitões”, comemos umas sandes de leitão, que nos soube muitíssimo bem e ficamos preparados para seguir caminho.

Logo que se sai da “Casa dos Leitões” corta-se para cima, a direita, pela Rua do Castilhos, de seguida pela Rua da Várzea, viramos a direita pela Viela do Abreo e depois a esquerda pela Rua da Pereira, aí encontra-se a Igreja Matriz de Angeja dedicada a Nossa senhora das Neves. Seguimos sempre em frente até ao fim da rua da pereira onde vamos encontrar a Capela de S. Sebastião de seguida temos a Esquerda a Viela do Braga, seguimos em frente e vamos cortar na próxima rua a esquerda onde vamos passar por baixo de uma ponte da EN 109, de seguida pela A 25 e, a partir daí o caminho é novamente em terra batida.

Agora passa a ser difícil de explicar, pois não há nomes de ruas, mas vou tentar…depois de passar a ponte da A25 corta-se a direita e segue-se em frente até aparecer um regueiro, aí corta-se novamente a direita sempre ao pé do regueiro até aparecer o alcatrão e estamos na Rua do Carregal, seguimos esta rua até ao fim e vamos ter a Rua do Vale onde viramos a esquerda e começamos a descer a mesma rua até chegar a Rua do Ribeiro, aí encontramos um parque infantil a direita e a nossa esquerda temos a linha do Comboio.

E aqui entra-se no percurso da BioRia e encontra-se a placa a dizer Percursos de Canelas.

A partir daqui é fácil, é só seguir as placas da BioRia até Estarreja. Se o cansaço não for muito pode andar por os vários percursos. Nós apenas fizemos o Percurso do Bocage, mas fica tudo em caminho.

E com a chegada a Estarreja terminou a 1ª etapa.



publicado por Bolhas e Ampollas às 14:16
link do post | deixe um comentário | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Hospitaleiros

Estarreja - Santiago de C...

Santiago de Compostela - ...

Padrón - Santiago de Comp...

Pontevedra - Padrón

Redondela - Pontevedra

Tui - Redondela

Rubiães - Tui

Ponte de Lima - Rubiães

Barcelos - Ponte de Lima

Porto/ S. Pedro de Rates...

Grijó - Porto

Ponte Salgueiro – Grij...

Estarreja - Ponte Salgue...

Caminho Português 2010 - ...

Caminho Inglês Junho de 2...

Peregrinos a cavalo

Oficina do Peregrino em S...

Um ministro luterano suec...

Xacobeo 2010 - Historias...

arquivos
tags

todas as tags

links
bolhaseampollas.stc@sapo.pt
Visitas
free web site counters
Online Movie Rentals
Caminheiros on-line
online
Superbock Blog Awards
Facebook
Isabel Vilhena Pires

Cria o teu cartão de visita
Xacobeo 2010
subscrever feeds